segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Defesa Civil e Desenvolvimento Regional foram abordados no Ciclo de Palestras Estratégicas, em Timbó

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó, realizou a segunda noite do Ciclo de Palestras Estratégicas, nesta quinta-feira (12). Os temas abordados foram Desenvolvimento Regional e Defesa Civil.

A primeira palestra da noite foi realizada pelo diretor de Planejamento Luiz Carlos Mior, da Secretaria de Estado do Planejamento, com o tema “Crescimento sem exclusão, um novo desafio para Santa Catarina”. Com relação ao Índice de Vulnerabilidade Social, ressaltou que os municípios que pertencem a 35ª SDR de Timbó apresentam um índice muito baixo. O palestrante também frisou sobre o desenvolvimento do Estado no cenário internacional, desigualdade social, desigualdade regional, e índices de desenvolvimento humano.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, palestrou sobre a atuação da Secretaria e ressaltou que o Vale do Itajaí é a região que mais tem projetos vinculados a área de minimização de eventos climáticos, ou seja, as enchentes. “Como o consórcio que estuda o Rio Itajaí e Rio Benedito não são o mesmos, nós aguardamos o estudo do Rio Itajaí-Açu, para ver qual benefício de velocidade de água teremos lá que poderia melhorar a velocidade de água do Rio Benedito. E conseguimos encontrar essa equação, mais precisamente ali nas sessões que tem no Rio próximo de duas ilhas em Indaial. Esses dois saltos rochosos que tem ali são os que represam água de Indaial e automaticamente geram grande parte da cheia em Indaial e retardam a água do Rio Benedito gerando efeito até Timbó. Nesse local o estudo de viabilidade técnica inicial propõe um corte de um canal de 60 metros com cinco metros de profundidade. E com essa aceleração de água naquele local consegue-se aumentar a velocidade de água do Rio Benedito, pois ela é muito lenta”, explicou.

Também falou sobre as barragens de Rio dos Cedros. Moratelli ressaltou que Rio dos Cedros passa por uma recorrência de cheia maior, assim está conversando com o prefeito Fernando Tomaselli e estão discutindo a construção de um canal extravasor. “O prefeito está fazendo os projetos para licenciamento ambiental e execução, e certamente vamos aportar recursos pelo Fundo de Defesa Civil para construir o canal extravasor de Rio dos Cedros”, enfatiza.

Conforme o secretário adjunto “as obras do Rio Itajaí Açu prevêem que se os projetos ocorram no tempo certo, até o ano que vem conseguimos ter o licenciamento ambiental. Ela não é uma obra superior a 12 meses, então conseguimos manter o prazo, de 2017, que era o estipulado para Timbó”.

O próximo encontro será dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, no auditório da Uniasselvi de Timbó. No dia 26 de novembro, as palestras ocorrem no Timbó Park Hotel. Nos próximos encontros serão debatidos os temas Saúde, Educação, Segurança e Fazenda.

O evento tem mediação do Sebrae e orientação do Instituto ENA Brasil (Escola Nacional de Administração), e é  promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos. Entidades da sociedade civil, órgãos públicos, profissionais da área e comunidade em geral são convidados a participar do Ciclo de Palestras.

 

Assessoria de Comunicação
SDR Timbó - 3399-3000
Site do Governo do Estado: www.sc.gov.br

Site da Secretaria: www.sdrs.sc.gov.br/sdrtimbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.