sábado, 10 de outubro de 2015

I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente elenca prioridades e elege delegados

Cerca de 200 pessoas participaram da I Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó e Blumenau. O evento aconteceu na Fameblu, em Blumenau, na quinta-feira (8), e teve o intuito de mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, fortalecendo assim os conselhos dessa área.

 

“No ano em que a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente completa seus 25 anos, há vários pontos positivos, no sentido de proteção, eliminando a agressão. O Estatuto não veio para tirar a autoridade da família, e sim auxiliar a família. Mas há ainda o que aperfeiçoar, e é nesse sentido que a Conferência é de extrema importância, pois sugere políticas públicas que vêm de encontro ao objetivo da Lei”, enfatiza a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional de Timbó, Lúcia Steinheuser Gorges.

 

Na Conferência participaram assistentes sociais, gestores municipais, profissionais da educação e saúde, crianças e adolescentes, representantes dos Centros de Referência e Atendimento (CRAS e CREAS), Universidade, servidores públicos e também contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Arnaldo Zimmermann. O evento abrangeu os municípios pertencentes à AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), que integram as SDRs de Timbó, Blumenau, Brusque e Ibirama.

 

Foram discutidos cinco eixos e em cada um deles foram escolhidas duas deliberações, três propostas de articulação e três propostas de monitoramento, que serão apresentadas na 10ª Conferência Estadual da Criança e Adolescente, que vai acontecer no mês de novembro, em Florianópolis. Conforme a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Timbó, Juliana Moser Rothenburg, também foram eleitos os 23 representantes/delegados, de vários segmentos dos 14 municípios pertencentes à Ammvi, para a Conferência Estadual. “A Conferência mostrou a importância de discutirmos políticas públicas voltadas integralmente às crianças e adolescentes. A participação de todas as entidades foi de grande valia para que o evento ocorresse com êxito”, ressalta Juliana, que agradece a Furb, em nome do professor Roberto Saut que organizou, junto a sua equipe, a metodologia de trabalho da Conferência.

 

Foto: Lucas Xavier dos Reis / CMDCA Apiúna

 
Assessoria de Comunicação
SDR Timbó - 3399-3000
Site do Governo do Estado: www.sc.gov.br

Site da Secretaria: www.sdrs.sc.gov.br/sdrtimbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.