sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Defesa Civil e serviços públicos de Rio do Sul trabalham na retirada de móveis em diversos locais

A Defesa Civil e demais órgãos de segurança e secretarias municipais da Prefeitura de Rio do Sul estarão de plantão no fim de semana. O telefone para atendimento é o 199.

É importante ficar atento a algumas situações por causa do excesso de chuva, como rachaduras em paredes e muros. Movimentações no solo e abertura de rachaduras na terra também devem ser observados e comunicados à Defesa Civil.

Evite transitar por áreas alagadas e deixe a rua livre para os veículos de serviço e emergência.

 

Bacia do rio Itajaí – Dados da Epagri

Considerando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se em alerta para enchente nas estações de Rio do Sul. A Barragem Sul em Ituporanga está com o nível de 16,22 m e operando com todas as cinco comportas abertas. A Barragem Oeste em Taió apresenta o nível de 8,52m e opera com quatro comportas fechadas e três comportas abertas – Leitura: 9h h de 9 de outubro.

 

Abrigos

A secretaria de Assistência Social e Habitação disponibilizou três abrigos para atender as comunidades que já podem ser afetadas pela elevação do nível o rio. Estão disponíveis o Salão da igreja católica do bairro Bela Aliança, salão da igreja evangélica do bairro Bela Aliança, Pavilhão do Lions Clube do bairro Progresso.

 

Educação

O Centro de Educação Infantil Titio Karan, no bairro Canoas, não tem atendimento nesta sexta-feira (9). A equipe já retira móveis e materiais por conta da região onde está localizado ser baixa. A unidade fica completamente ilhada na cota de 8 metros do rio.

Os Centros Educacionais Pedro dos Santos, no Canoas, Roberto Machado, no Progresso, Aníbal de Barba, no Canta Galo e Prefeito Luis Adelar Soldatelli, na Barragem, também não têm aula porque estão sendo utilizados como alojamento para participantes da etapa Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina até terça-feira (13).

O Centro de Educação Infantil Dea Bornhausen, no bairro Bela Aliança, está fechado desde setembro. Localizado em uma área onde a escola fica ilhada com o nível do rio em 7 metros, a Secretaria de Educação transferiu os alunos para outras unidades próximas.

 

Saúde

Uma equipe de técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde estará de plantão durante o fim de semana para atendimentos gerais, principalmente nos abrigos. Havendo necessidade, chama-se médicos para dar melhor encaminhamento, principalmente para casos onde a população está acamada. É importante que usuários de medicação não esqueçam de levá-los juntos para os abrigos para a continuidade do tratamento. As unidades de saúde e a Policlínica de Referência Regional estarão fechados na segunda-feira (12), por conta do feriado.

 

Coleta de lixo

Evite deixar o lixo doméstico exposto na rua onde podem ocorrer alagamentos. Acondicione o material em sacos de lixo bem fechados e leve-os até pontos onde há coleta em ruas mais altas. A Serrana Engenharia, empresa que faz o recolhimento do lixo, tanto convencional como seletivo, manterá a coleta normalmente, inclusive no feriado de segunda-feira (12).

 

Animais de estimação

Nos abrigos oferecidos pela Defesa Civil não é permitido animais de estimação. Mas a Secretaria de Assistência Social oferecerá espaço e segurança para que eles fiquem no lado de fora dos abrigos. É importante que o proprietário leve coleira, corrente ou corda para mantê-lo preso para que não circule dentro do abrigo. Recomenda-se que não deixe os animais presos em casa ou abandonados em caso de risco de enchente.

 

Clóvis Eduardo Cuco

Departamento de Comunicação

(47) 3531-1215

To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to imprensa.radio+unsubscribe@riodosul.sc.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.