segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Denúncia de direcionamento de licitação na obra da nova escola de Rodeio é indeferido pela Promotoria

Terreno onde será instalada nova escola está pronto




Uma denúncia anônima através do e-mail preservacao.la@gmail.com, enviado à Promotoria Pública de Ascurra, no dia 23 de setembro de 2014, relatava suposta falta de transparência e fraude no procedimento licitatório número 33/2014 da Prefeitura Municipal de Rodeio, que tem como objeto a construção de uma escola pública de 12 salas, no valor de 3,5 milhões.
A Promotoria solicitou ao Executivo Municipal cópias do edital de licitação e a comprovação da publicidade da mesma. O Promotor de Justiça da Comarca de Ascurra, João Luiz de Carvalho Botega, analisou todos os documentos enviados e encaminhou seu parecer ao Prefeito Paulo Roberto Weiss, no dia 29 de outubro.
No Despacho de Indeferimento, o promotor destacou que a Prefeitura Municipal de Rodeio apresentou em sua defesa a cópia do processo licitatório publicado no mural da Prefeitura, resumo do edital publicado no site da Prefeitura, recibo de recebimento das informações referentes ao procedimento licitatório emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, publicação no Diário Oficial da União e do Estado de Santa Catarina, publicação no Jornal de Santa Catarina e ainda e-mails enviados a outras empresas interessadas com detalhes sobre a licitação.
Referentes aos e-mails, ele destaca que “estes e-mails comprovam que ao menos quatro empresas, de diferentes localidades, se mostraram interessadas em participar da licitação”. Houve também o interesse do Município em responder aos interessados, documentos e informações a respeito do processo. Isto foi destacado como afastamento da possibilidade de direcionamento de licitação ou falta de transparência em sua divulgação.
Também sobre o fato da entrega dos envelopes dos concorrentes serem de até um dia antes da abertura dos mesmos, não viola a lei de licitações, mas pede que nos próximos processos licitatórios, seja adotado outro método, que é a entrega dos envelopes no dia da licitação e através de protocolo.
Todas as alegações na denúncia foram consideradas infundadas, tirando a hipótese de a licitação ser burlada ou fraudada.
Como última observação, o Promotor enfatizou que nos últimos meses tem aumentado o número de denúncias anônimas contra obras e licitações no Município de Rodeio.
Em trecho do parecer dita: “em regra bastante genéricas e desacompanhadas de qualquer elemento de prova”. Ele destaca que a Promotoria Pública é a mais interessada em investigar e punir atos de improbidade administrativa, enfatizando que neste ano foram firmados diversos ajustamentos de conduta, expedidas várias recomendações e cerca de 600 ofícios, quase que somente para esse fim.
Outro ponto que ele frisa, com relação as inúmeras denúncias feitas recentemente, é que o Ministério Público não seja utilizado como instrumento de satisfação ou vingança pessoal decorrentes de diferenças ou confusões políticas.
Por fim, ele indefere a denúncia com base no artigo 7º do Ato 335/2014/PGJ e determina que se arquive o processo, sem remessa ao Conselho Superior do Ministério Público.

A escola:
A nova escola municipal será construída no bairro Centro, próximo ao Ginásio de Esportes José Maximiliano Venturi e da Vila Italiana. A obra foi uma conquista da Prefeitura de Rodeio em parceria com o Governo Federal, no valor de R$ 3,5 milhões. A Prefeitura adquiriu o terreno no valor de R$ 530 mil, totalizando uma área de aproximadamente 11 mil metros. 
A escola terá 12 salas de aula, um ginásio de esportes, sala de teatro e refeitório no total de 2.941 metros quadrados de acordo com as exigências do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE. A nova escola substituirá a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, que está em um prédio alugado.
Para o Prefeito Paulo Roberto Weiss, esta será uma das mais importantes obras da história da cidade. “Um dos meus grandes sonhos era conseguir uma escola para nossa cidade, até pelo gasto que temos com um prédio que não é da prefeitura. Nossas crianças merecem uma estrutura de qualidade com amplo espaço para estudar, ler, fazer exercícios e atividades extracurriculares”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.