quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Canta Passarinho - O abandono e os maus-tratos são crimes


“Mais um dia de tédio! Eu aqui nesta corrente curta, debaixo deste sol escaldante, com essa tigela de água quente e essa comida que é uma porcaria!”.
Opa! Está chegando o meu dono! Au, au, au! Auuuu! Será que ele é surdo? Ele nunca me escuta! Nunca vem até aqui me dar um carinho, que é só o que eu quero! Bom, fazer o quê! Sou obrigado a ficar aqui até morrer!
Ei!  Acho que ele está vindo para cá! Ééééé! Ele está vindo sim! Iupiii! Ele me ouviu pela primeira vez!
Está soltando a corrente. Não acredito! Vamos passear! Nunca fui passear com meu dono, estou tão feliz!
Epa! Mas passear no porta-malas eu nunca tinha visto! Sempre vejo os outros cachorros no banco do carona, com a cara para fora, pegando aquele arzinho no focinho. Bom! Melhor passear no porta-malas, do que não passear!
Depois de algum tempo...
Chegamos! Não vejo a hora de brincar com meu dono! Passear... Comer... Ainda não estou acreditando! Ufa!  Até que enfim!  Aqui está escuro!
Ei!  Onde você vai? Você não está esquecendo alguém? Não me deixe aqui, por favor! “Não me deixe, não sei o que fazer sozinho!”
Parece coisa de maluco!  Mas deve ser assim que um cachorro ou gato se sente quando alguém o abandona! Deveria ser ao contrário, eles deveriam fazer assim com seus donos, que tratam estes animais como se fossem bonecos, abandonando-os em qualquer lugar, sem dó, nem piedade.
Depois do caso em que adotei um pitbull, onde estava sendo maltratado e vivia em péssimas condições, onde repercutiu em toda mídia regional, estou recebendo diariamente denúncias de maus-tratos e locais de abandono destes pobres seres vivos.
Com isso, passei a procurar informações sobre este tema e, conheci diversas ONGs que trabalham no combate a esta prática, mas nenhuma tem condições de adotar todos os animais abandonados.
 Muitos destes animais morrem de fome, são muitas vezes devorados pelas bicheiras e chegam a casos lastimáveis, onde não há mais recuperação, a não ser sacrificá-los.
Qual o papel do poder público nestas situações? A Vigilância Sanitária diz que não é papel dela no combate a esta prática.
O Decreto 4.645 de 10 de junho de 1934, diz que todos os animais existentes no País são tutelados do Estado, sendo considerado crime os maus-tratos e abandono dos mesmos. Mas não diz, qual o órgão que será fiscalizador  neste caso.
Muitos procuram o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que pode exercer esta fiscalização, mas quando são casos isolados, muitas vezes não podem atender.
Enquanto isso, eles continuam a ser maltratados. Temos que combater esta prática!
Denuncie!                                        


Pitbull antes e depois de tratado. Infelizmente ele tinha um tumor e não resistiu...



Airton Souza
facebook.com/airtomsouza

Correção: Débora Kuntz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.