segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eleições em Rodeio


As eleições neste ano em Rodeio não foram além das expectativas, mas deixou claro que a população tem vez e voz. Mais da metade dos eleitores escolheram Paulo Roberto Weiss como representante do Executivo Rodeense.
Para o Partido dos Trabalhadores, foi uma vitória esmagadora e um divisor de águas esta eleição, que em mais de três décadas foi liderado por apenas quatro prefeitos, Hélio José Fiamoncini, Antônio José Venturi, Flávio Betty da Cruz e Carlos Alberto Pegoretti.
As três primeiras tentativas de conquistar uma eleição pelo PT foram em vão, mas o partido se reestruturou, mudou alguns conceitos, algumas crenças e foi novamente brigar por uma chance de conquistar a cadeira do Executivo.
A palavra de ordem era mudança, o povo gostou do movimento ganhando voz e força, demonstrado na eleição municipal de 07 de outubro de 2012.
Com 4.127 mil votos, 54,47% dos votos válidos, o Partido dos Trabalhadores, tendo como gestor Paulo Roberto Weiss de apenas 30 anos e Valcir Ferrari como vice, quebrou um tabu, que muitos consideravam impossível em Rodeio.
Porque impossível? Impossível porque a sigla PT tem uma certa rejeição na cidade, herdada de outros embates, não só nas eleições municipais, mas estaduais e federais.
O governo Lula amenizou um pouco este paradigma eleitoral, mostrando que o PT não tem um modelo a ser seguido, mas um grande profissionalismo no quesito administração pública,pois hoje éo terceiro maior partido que conquistou prefeituras pelo Brasil.
Um ponto que também temos que analisar é o dos votos brancos e nulos, que nesta eleição, teve o menor índice dos últimos anos. Os votos brancos tiveram apenas 2,09% e o votos nulos 3,22% do total de eleitores, o que nos leva a questionar o porquê disto. Será que a população mais idosa e os mais novos, quiseram dar sua contribuição para a eleição?
Creio que o amadurecimento do eleitor já é visível, e o dinheiro que uma vez fazia a diferença, hoje não mais o faz.

Isto é pura democracia. O direito e o dever do voto consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.