terça-feira, 1 de junho de 2010

Polícia em Destaque do dia 01

Justiça condena ex-prefeito de Itapema a oito anos de prisão


A Justiça condenou o ex-prefeito Clóvis José da Rocha (DEM) a oito anos de prisão por liberação indevida de recursos públicos entre março e setembro de 2003. Na sentença da juíza Liana Bardini Alves, três ex-servidores da prefeitura na gestão de Rocha também foram condenados: o ex-secretário de Finanças Carlos Humberto Cruz, o ex-tesoureiro Julio César Moreira de Melo e o contador Ademevaldo Serrão. Cruz foi condenado a cinco anos de reclusão em regime semiaberto. Serrão e Melo foram condenados a dois anos, em regime aberto. Todos os réus podem recorrer da decisão judicial em liberdade.

A decisão que condena o ex-prefeito é semelhante a outra que a Justiça havia aplicado em maio de 2005. No entanto, aquela sentença foi anulada ano passado, após os advogados de Rocha alegarem que o julgamento ocorreu sem a necessária defesa. A denúncia atual partiu do Ministério Público e afirma que Rocha teria desviado R$ 730 mil para cinco contas, alegando tratar-se de adiantamentos para despesas excepcionais. Conforme o MP, as contas seriam movimentadas por Cruz, que usaria o dinheiro para o pagamento de despesas não empenhadas e, desta forma, ilegais.

Contrapontos
O advogado Nilton João de Macedo Machado, defensor do ex-prefeito de Itapema, adiantou que irá recorrer da decisão. Conforme o defensor, a decisão da juíza da Comarca de Itapema ocorreu sem que algumas teses da defesa fossem analisadas. As teses serão encaminhadas, juntamente com o recurso, ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ). Os demais condenados em primeira instância não puderam ser localizados pela reportagem.



Homem é baleado e morre em São José
Um homem foi morto e outro ficou ferido na noite de segunda-feira no bairro Potecas, em São José, na Grande Florianópolis. Ederson de Lima Roque, de 30 anos, e Fernando Carvalho Oleranos, 18 anos, foram abordados por volta das 20h45min por dois motociclistas na Rua José Antônio Pereira. Segundo testemunhas, um dos motociclistas atirou contra as vítimas.

Ederson, que tinha passagem na polícia por tráfico de drogas e assalto, chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho dos hospital. Fernando foi levado para o Hospital Regional de São José, que não divulgou o estado de saúde da vítima.
De acordo com a Polícia Militar, os dois suspeitos estão foragidos.


Ônibus se perde em curva e cai em terreno baldio em Florianópolis
Um ônibus da linha Monte Cristo, da empresa Estrela, caiu num terreno baldio na Rua Dib Cherem, no bairro Capoeiras, em Florianópolis. O motorista, o cobrador e mais um funcionário da Estrela estavam no coletivo. Nenhum deles ficou ferido.
O acidente aconteceu por volta das 22h20min quando o coletivo descia um morro na Rua Irmã Bonavita e o motorista perdeu o controle ao tentar entrar à direita na Dib Cherem.

O veículo não conseguiu fazer a curva, atingiu o muro de um condomínio e caiu no terreno, que fica a cerca de um metro abaixo do nível da rua. Pouco mais de dois metros separaram o ônibus da central de gás do prédio.

Na momento de retirar o coletivo, o tanque de combustível quebrou, espalhando diesel na rua. O líquido escorreu para os bueiros. Os bombeiros foram acionados para colocar serragem na pista.

Logo após o acidente, os três ocupantes do ônibus deixaram o local sem prestar satisfação à Polícia Militar (PM) sobre as causas do acidente.

— Como não houve vítimas e não danificou nenhum bem público, deixamos eles irem — justificou o soldado Sandro, do 25º Batalhão da PM.

Mesmo com o parabrisa quebrado, o parachoque caindo e combustível vazando, o veículo foi conduzido até a garagem da Estrela normalmente, sem o auxílio de guincho.


Atropelamento deixa menino em estado grave
Até o fechamento da edição do Jornal de Santa Catarina, estava internado em estado grave na UTI do Hospital Santo Antônio em Blumenau o menino de sete anos atropelado às 7h20min de ontem na Rua Bahia. Wellington Campos Saes sofreu traumatismo cranioencefálico. De acordo com o hospital, durante as primeiras 24 horas é normal que o quadro de saúde do paciente fique instável.


Polícia recolhe 173 produtos sem nota fiscal
A Polícia Rodoviária Federal de Rio do Sul apreendeu por volta das 8h30min de ontem, na rodoviária, produtos eletrônicos e roupas trazidos do Paraguai sem nota fiscal. Um policial que estava no local viu quando duas pessoas desembarcaram do ônibus e se encontraram com uma terceira pessoa. A Polícia Militar ajudou na abordagem.

Um jovem de 23 anos, de Ituporanga, admitiu que estava recepcionando a mercadoria e iria levar para a mãe, que comercializa em uma loja. Os outros dois homens, do Paraná, teriam sido contratados para trazer os produtos. As mercadorias foram apreendidas e serão encaminhadas para a Receita Federal de Blumenau. As pessoas foram liberadas pela polícia, mas responderão pelo crime de descaminho.

Com os três foram encontrados 173 produtos, entre rádios e autofalantes, aparelho de DVD, roupas e cobertores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.