quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ENC: Prefeitura de Pomerode: Notícias 19/01

Concurso de culinária na Festa Pomerana faz sucesso entre os turistas

 

Uma das manifestações culturais encontrada na 27ª Festa Pomerana e que passa por muitas gerações e mostra a verdadeira tradição da cultura alemã é a saborosa gastronomia típica pomerodense. No sábado (16), ocorreu no espaço da Gastronomia, o Concurso de culinária oportunizando aos moradores mostrarem seus dotes culinários.

 

Para o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, esta é uma forma de resgatar a cultura da cidade mais alemã do Brasil e mostrar a culinária local trazida pelos antepassados. “Promove também a integração dos pomerodenses e divulga as qualidades de nossa região”, comenta.

 

Na categoria cucas, o 1º lugar ficou para Ana Lora Dahlke, com a cuca de coco queimado. Em 2º lugar, Marli Turinelli, com uma saborosa cuca de queijo. Em 3º lugar, Ruth Kath, confeccionando uma cuca de frutas com nata.

 

Nas geléias, em 1º lugar ficou Regina Walter, com a geléia sabor damasco. Em 2º lugar, Solange Pitz, apresentando uma geléia sabor pêssego e, em 3º lugar, Carlos Norenberg, com uma geléia sabor manga.

 

Na segunda-feira (18), foi realizado concurso de torta doce. Os competidores mostraram o melhor de suas qualidades. O vencedor foi Olindo Turinelli com uma deliciosa torta de limão. Em 2º lugar ficou Ana Lora Dahlke com a torta de coco queimado e, em 3º lugar ficou Graziela Klein com uma torta de chocolate.

 

Foto Torta de Limão

Legenda: Torta de Limão foi a escolhida entre as tortas doces

 

Rainha e Princesas da 3ª Idade são eleitas na Festa Pomerana

 

Uma programação especial voltada para a terceira idade foi realizada nesta segunda-feira (18), na 27ª Festa Pomerana. Mostrando glamour e requinte, foi realizado concurso para a escolha da rainha e princesas da 3ª idade. Participaram 6 senhoras, todas com o objetivo de, se escolhidas, com simpatia ajudar da difusão da cultura alemã da cidade, com graça e simpatia.

 

Antes do início do desfile, o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti, falou aos presentes sobre a importância de valorizar a cultura do município. “Desejo boa festa e sorte às competidoras”, finalizou.

 

Presentes no evento a Rainha do ano passado, Sílvia Züge, a 1ª Princesa, Elza Hamann e a 2ª Princesa, Rute Gustmann. Silvia disse que foi um grande prazer e honra ter representado o município e desejou que a próxima rainha eleita seja também muito feliz em seu reinado, sabendo receber e animar as pessoas.

 

A escolhida rainha do ano de 2010 foi Vally Utech, de 75 anos, 1,65m de altura, cabelos pretos e olhos azuis. A 1ª Princesa escolhida foi Lucia Hardt, de 67 anos, 1,62m de altura, cabelos castanhos e olhos azuis. Renati Maass foi eleita 2ª Princesa, tem 71 anos, 1,5m de altura, cabelos castanhos claros e olhos azuis. “Pretendo fazer de 2010 um ano maravilhoso e ajudar a promover a nossa cultura”, disse Vally.

 

Foto: Majestades

Legenda: Competidoras mostraram todo glamour e requinte durante o concurso

 

Participação diária do prefeito na 27ª  Festa Pomerana

 

A participação do prefeito Paulo Maurício Pizzolatti é diária nos Pavilhões do Parque Municipal de Eventos durante a 27ª Festa Pomerana. Na segunda-feira (18), acompanhando o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Cláudio Krueger, Pizzolatti percorreu diversos locais nos Pavilhões, preocupado em resolver pequenos detalhes ainda pendentes e zelar pela qualidade da Festa que, já nos quatro primeiros dias atingiu 23.906 visitantes. Número superior ao do ano passado que era de 21.039 pessoas.

 

A visitante Melita Steuck, de 81 anos, presente no evento, enfatizou a participação atuante da atual gestão municipal: “em relação ao mandato do prefeito, estou muito satisfeita. Ele é nosso amigo e muito presente na comunidade”, comentou. Para sua amiga Anita Kieckhoefel, de 75 anos, disse adorar todas as atrações apresentadas. “Ele já foi meu médico e é um ótimo profissional”, finalizou.

 

Foto: Prefeito

Legenda: Prefeito Paulo Maurício Pizzolatti e a coordenadora da Casa da Gastronomia, Ana Ramers definindo detalhes sobre o setor da gastronomia.

 

Visitantes contam com total segurança durante a Festa

 

A segurança da 27ª Festa Pomerana é realizada por uma empresa especializada, de forma a garantir ao público toda a segurança necessária. São 338 homens que se dividem durante todo o período de funcionamento para zelar pela integridade dos visitantes. Na parte externa do Parque de Eventos, a Polícia Militar está presente para disciplinar o trânsito.

 

No portal de entrada do Parque de Eventos está localizado o Posto Médico, que conta com um médico, enfermeira e uma ambulância a disposição para todos os dias da Festa.

 

Na segunda-feira (18), em comemoração ao Dia do Idoso, o atendimento foi realizado por uma geriatra que, além de realizar atendimento aos visitantes, prestou orientações aos idosos que se dirigiram ao local. Durante o final de semana a Equipe de DST/AIDS também esteve presente distribuindo preservativos e leques com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O prefeito Paulo Maurício Pizzolatti informou que o local é equipado com estrutura para atendimento médico emergencial e fica disponível aos visitantes gratuitamente.

 

O visitante Conrado Luiz Gropp ao medir sua pressão arterial disse estar realizado com o atendimento e o cuidado que a prefeitura está tendo com a organização da Festa. O médico plantonista George Schitz Neto comentou que os casos mais freqüentes são em função do calor e da ingestão de bebidas alcoólicas.

 

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cláudio Krueger, informou que para a segurança externa são aproximadamente 190 homens atuando nas proximidades. “Até o momento está tudo tranquilo e o atendimento foi normal durante o final de semana”, finalizou. A Técnica em Enfermagem, Silvana Maria Kienen informou que durante os primeiros dias de Festa 120 pessoas foram atendidas pelo Posto Médico, sendo nenhum caso grave.

 

Foto: Atendimento

Legenda: Conrado Luiz Gropp ao medir sua pressão arterial disse estar realizado com o atendimento.

 

Secretários participam de Curso durante reunião semanal

 

Na segunda-feira (18), durante a Reunião do Secretariado, que acontece semanalmente, foi realizado Curso sobre Ouvidoria. O objetivo é proporcionar maior interação e sintonia com a comunidade. Através do Programa, prefeito, vice-prefeita e secretários poderão ter acesso e conhecimento às reivindicações da comunidade para melhor atendê-los. O Programa Informática Pública Municipal – IPM.

 

A ouvidoria é um canal permanente de comunicação entre o usuário e a direção do Instituto de Previdência do Município, através do recebimento de denúncias, reclamações, críticas, elogios, dúvidas, sugestões e/ou comentários, visando à eficiência e aprimoramento dos serviços prestados por esta autarquia.

 

As manifestações serão registradas e apreciadas e, em se tratando de denúncias ou reclamações, a Ouvidoria verificará o que efetivamente ocorreu, para as medidas que cada caso requeira. As solicitações são respondidas no menor prazo possível, com clareza e objetividade e a Ouvidoria mantém o interessado sempre informado quanto às providências ou soluções efetivamente tomadas em relação a sua manifestação.

 

Foto: Curso

Legenda: Prefeito, vice-prefeita e secretários durante a realização do Curso.

 

Competições Típicas animam a Festa Pomerana

 

Confira os últimos resultados:

 

Diversas competições típicas são realizadas todos os dias durante a 27ª Festa Pomerana. Os vencedores de cada noite se classificam para as finais e concorrem à premiação no último domingo de Festa.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (18):

 

Schneidenmüller (Serrador de Lenha – Feminino)

1º Lugar: Ivone Payer e Edi Fakini – 18’’90

2º Lugar: Márcia Volgt e Mariana Galke – 25’’84

 

Schneidenmüller (Serrador de Lenha – Masculino)

1º Lugar: Horst Teske e Vigant Ott – 09’’01

2º Lugar: Alcino Siewert e Ivanildo Chiochet – 09’’31

3º Lugar: Ércio Kriek e Felix Valentini – 09’’99

 

Hozhacker (Lenhador - Masculino):

1°Lugar: Horst Teske – 29’’55

2º Lugar: Leonardo Teske – 34’’36

3º Lugar: Carlitos Zanis – 48’’59

 

 

Classificação Chope em Metro até o dia 18/01

 

Chope em Metro (masculino)

 

Charles Pereira – campeão 2009 -  12’’70 – Blumenau

Sérgio Göed – 15/01 - 12’’48 - Pomerode

Cristiano Caboral – 16/01 - 14’’59 – Blumenau

Ricardo Klein – 15”69 – 17/01 – Pomerode

Jardel Hoffmann – 15”34 – 18/01 - Pomerode

 

Chope em Metro (feminino)

Simara Leithold – campeã 2009 – 15”06 - Pomerode

Tatiane Chornachi – 15/01 - 16’’35 - Blumenau

Milena Nascimento – 16/01 - 1’18’’52 – Rio Grande do Sul

Thayza Vieira – 17/01 - 51”34 - Curitiba

Márcia Alves – 18/01 - 16”58 - Pomerode

 

 

Ambulância é adaptada para transportar pacientes

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) reformulou um de seus carros num investimento de aproximadamente R$ 13 mil reais. A ambulância Peogeot 2008 Boxer era equipada com uma maca e quatro lugares e agora contém 16 lugares, ar condicionado e cortinas. O objetivo é transportar os pacientes com destino a hospitais e clínicas de Florianópolis. A verba para a modificação foi feita com recursos provenientes da própria secretaria.

 

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Regina de Souza, o investimento garantirá maior qualidade e conforto para os pacientes que necessitarem do transporte. “Em média 12 pessoas realizam a viagem diariamente e esta é uma forma de amenizar o sofrimento dos que necessitam de tratamento”, finaliza.

 

Foto Ambulância

 

Favor entrar em contato para solicitar fotos em alta resolução

 

Att.

 

 

Assessoria de imprensa

Prefeitura Municipal de Pomerode

(47) 3387-7213

 

 


--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.