quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Polícia em Destaque - por Airton Souza

A Polícia Militar de Pomerode atendeu 06 ocorrências no dia 07/10, sendo quatro policiais e duas de trânsito.

Ocorrências do tipo disparo de alarme, averiguação de elemento em atitude suspeita, acidente de trânsito com danos materiais, estupro e outras naturezas, expediu 03 notificações por infrações de trânsito, lavrou 02 boletins de ocorrência e realizou ainda rondas nos bairros.


Polícia aborda motoqueiro que não portava documentos obrigatórios em Pomerode
A PM em rondas na Rua Luis Abry nº 1063 no Centro da cidade de Pomerode, no dia 07 às 14h50, deparou-se com a moto Honda/C 100 Biz placa DLX-6635 de Presidente Prudente – SP em atitude suspeita.
Ao abordar a moto foi constatado que o condutor F.D.B dos S não portava os documentos de porte obrigatório e conduzia o veículo sem ser habilitado. O condutor foi autuado pelas infrações constatadas e o veículo recolhido para regularização. O condutor e o passageiro foram liberados após consulta de antecedentes criminais.


Rapaz convida mulher para dar uma volta, ela aceita e ele e é acusado de estupro em Pomerode
Também em Pomerode, a Polícia Militar prendeu e conduziu em flagrante, por crime de estupro, o homem de iniciais A. V de 37 anos.
De acordo com a vítima, a mulher M.O de 44 anos, o acusado chamou-a para encontrar-se com ele e a conduziu para o pátio da empresa onde trabalha, na Avenida 21 de Janeiro, onde abusou sexualmente da vítima.
A vítima informou onde o acusado residia, a guarnição deslocou ao local, prendeu A.V. em flagrante por crime de estupro, (art. 213 do Código Penal) e conduziu-o para a Delegacia.
O acusado admitiu ter mantido relação sexual, porém com o consentimento da vítima.



Polícia aborda veículos na cidade e dois são encaminhados ao pátio municipal
Em Indaial, no dia 07, às 10h20 na Rua Melwin Jhoones no bairro Carijós, a polícia recolheu ao pátio Municipal o veículo Fiat Pálio de placas AJN-4012 que estava estacionado em local proibido, na cabeceira da ponte nova.

Também abordou o veículo GM Vectra, placas AFM-0804 de Blumenau às 11h30 na Rua Tiradentes no Centro da cidade de Indaial e foi constatado que estava com o licenciamento atrasado. Foi recolhido ao Pátio Municipal.

Na Rua Bolívia, Bairro das Nações, foi abordado por volta das 16h20, o veículo Kadett de placas LYD.3064 de Rio dos Cedros, que também estava com o licenciamento atrasado, foi guinchado ao Pátio Municipal.


Acidente na rua Maria Simão deixa motorista com ferimentos médios
Também no dia 07, às 13h40, na Av Manoel Simão, nr 260, a Policia Militar de Indaial atendeu a um acidente de trânsito envolvendo um Fiat Pálio, placas MEG.6684 de Timbó, conduzido por um homem de iniciais S. R. L e o Renault Scenic, placas HZU.5429 de Itajaí, conduzido por L. D. S.
Nesse acidente o condutor do Fiat Pálio sofreu lesões médias e foi atendido e conduzido pelos Bombeiros Voluntários de Indaial ao Hospital Beatriz Ramos.


Em Blumenau, somente no dia de ontem foram registrados cinco furtos à residencias
No bairro da Velha, as 9h37, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto à residência, onde arrombaram a janela frontal do imóvel e de seu interior furtaram um aparelho de fax Panasonic e um monitor LCD preto da Intelbras Após rondas, os agentes não foram localizados, sendo a vítima orientada aos demais procedimentos legais.

As 10h31, também no Bairro da Velha, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto à residência, onde após forçarem duas portas do imóvel, arrombaram uma delas e remexeram tudo que se encontrava nos armários. Foram furtadas jóias, bijuterias, algumas moedas dum cofre e carnes do congelador. Após rondas, os agentes não foram localizados, sendo a vítima orientada aos demais procedimentos legais.

No bairro Passo Manso às 17h4, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto à residência, onde arrombaram a janela do quarto dos fundos do imóvel e de se interior furtaram um notebook Compaq e uma câmera fotográfica digital GE. Após rondas, os agentes não foram localizados, sendo a vítima orientada aos demais procedimentos legais.

Às 17h55, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto à residência, onde retiraram o vidro duma janela dos fundos do imóvel e de se interior furtaram um Playstation II, um secador de cabelo Britânia, um aparelho de DVD e uma prancha para alisar cabelos, marcas desconhecidas. Após rondas, os agentes não foram localizados, sendo a vítima orientada aos demais procedimentos legais.

E o último às 20h55 no bairro da Velha, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto à residência, onde arrombaram a porta frontal do imóvel e de se interior furtaram uma câmera digital Mirage e um notebook de marca ignorada. Após rondas, os agentes não foram localizados, sendo a vítima orientada aos demais procedimentos legais.

Furto
A Polícia Militar foi informada do furto do veículo Fiat Uno cor preta, placas IAZ4004 de Blumenau. Qualquer Informação que possa levar a recuperação do veículo poderá ser repassada pelo telefone 190.


PM admite erro na abordagem a jovens em Timbó
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM) em Timbó, no Vale do Itajaí, major Edmilson Sagaz, admitiu que houve exagero na atitude de quatro agentes no caso de invasão de uma casa e agressão a três jovens, em 27 de setembro. A ação foi filmada pelas vítimas e publicada na internet.
A Polícia Civil deve ouvir nesta quinta-feira os rapazes. A PM abriu inquérito interno, que deve ser concluído em 30 dias.
As imagens gravadas mostram um rapaz posicionando a câmera sobre um armário quando os policiais começam a bater na porta. Três minutos depois, eles invadem a casa.
Há discussão e gritos. Um dos quatro policiais atinge o morador que estava deitado com a espingarda, fora do alcance da câmera. Os rapazes são xingados quando começam a chorar e, ao final, são algemados.
De acordo com a investigação preliminar da equipe comandada pelo delegado Gilberto Azevedo, a PM teria ido três vezes naquela noite à casa dos jovens, todas após reclamações de vizinhos sobre o som alto, pedir para que baixassem o volume.
Na terceira vez, a PM registrou um termo circunstanciado, procedimento normal quando há flagrante de contravenção penal, como é o caso da perturbação do sossego alheio, que não é considerada crime.
Dez minutos depois, segundo o major Sagaz, outro vizinho ligou para a polícia, dizendo que os jovens estariam ameaçando-o de morte por ter denunciado a bagunça.

— Acreditamos que foi uma armadilha. Pelo fato de eles terem desafiado os policiais nas três primeiras vezes, ameaçado o vizinho de morte e não quererem abrir a porta, os policiais arrombaram. Havia risco de acontecer um crime. Mas não é o procedimento normal, não justifica a violência. O vídeo comprova que houve agressão, exagero — argumentou o major Sagaz.


Invasão seria irregular

Segundo a PM, 60% das ocorrências registradas aos fins de semana em Timbó são de perturbação do sossego alheio. E, o máximo que deveria ocorrer nesses casos corriqueiros, é o registro do termo circunstanciado, nunca a invasão de casas sem autorização nem agressão a civis.

Segundo o professor de Processo Penal da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Anselmo Lessa, a Constituição Federal considera a casa "asilo inviolável do indivíduo", podendo a polícia entrar nela sem consentimento do morador somente em casos de flagrante delito, para prestar socorro ou com mandado judicial. São enquadrados como crimes de flagrante delito ocorrências como posse de drogas, sequestro e porte de arma.

Se, em 30 dias, o Inquérito Policial Militar comprovar que houve crime por parte dos policiais envolvidos, o processo será encaminhado à Justiça Militar, que decide a punição. Três policiais cumprem serviço administrativo e um continua nas rondas de rua.

Os três jovens que gravaram a invasão não têm passagem pela polícia, segundo o delegado Azevedo. Eles não querem falar sobre o assunto com a imprensa por orientação do advogado. Dois são balconistas em Timbó, e o outro, operário.

Fonte: Jornal de Santa Catarina


O Delegado Gilberto Azevedo está instaurando inquérito para apurar o que aconteceu realmente no dia.
O major Sagaz informou que quanto ao arrombamento da porta, a ameaça de morte e sendo a terceira vez que estavam no local, defende este tipo de atitude, não tendo agredido qualquer lei. Enfatizou que houve excesso na atitude dos policiais.


O que pode acontecer aos policiais?
O Major Sagaz informou que o resultado final dos dois finais, tanto na comum como na Militar, tem 30 dias para encerrar o processo de inquérito.
O que pode haver é uma punição disciplinar.
Uma exclusão é um tanto quanto exagerada para o fato em si, mas não descarta essa possibilidade.

Há também comentários na cidade de Timbó de que o policial que agiu brutalmente estar embriagado. O major descartou esta possibilidade totalmente, enfatizando que o policiamento da cidade de Timbó é de qualidade.

O vídeo você encontra no site www.jornalalternativo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.